COMO VOCE SE RELACIONA COM SEUS PAIS?

E que desafio é o relacionamento em família, não é mesmo? Por isso, a minha amiga e super profissional Daniela Martins trouxe uma reflexão especial pra vocês. Espero que gostem!

“O relacionamento que temos com os nossos pais muda ao longo da vida, apesar de muita gente acreditar que não deve mudar, é importante e natural que mude! Se nós mudamos, é claro que nossas relações também mudam, mesmo as primordiais.

Atenção, aqui o mudar não é no sentido de tratar a pessoa bem e começar a tratar mal, ou vice-versa, mas a forma como você vê aquela figura, que sim, pode sofrer mudanças.

Quando criança, os pais costumam ser o exemplo, o modelo de admiração, os verdadeiros heróis, mesmo que eles não desempenhem suas funções da forma mais adequada, os defeitos não são percebidos.

Na adolescência é comum que ocorram desobediências e atitudes desafiadoras em relação a essas figuras, faz parte do processo exploratório de saber quem se é. Nessa fase a fantasia de herói na qual vestimos os pais pode começar a rasgar ou furar, e começamos a enxergar um pouco mais de humanidade, alguns defeitos começam a ser notados.

Quando se ingressa na fase jovem adulto, os conflitos podem se intensificar, os heróis já estão mais humanos. Os defeitos já estão mais claros, e é comum olhar para a vida deles pensando que as suas escolhas serão bem diferentes.

Pode ser que você já tenha vivido todas essas fases, mas pode ser que, por exemplo, com 36 anos você ainda esteja longe dessas vivências, mesmo que cada um tenha uma vivência passada, um ritmo, a forma como a pessoa se relaciona com os pais pode dizer muito sobre ela.

É claro que a família sempre é uma grande influência, e para nós, seres sociais, é importante o apoio e acolhimento familiar, mas não podemos confundir isso com dependência. Um dos passos para uma vida mais saudável é a busca pela independência, seja ela mental, emocional ou até mesmo financeira.”

Daniela André Martins
Psicóloga, CRP 06/112637
Mídias sociais: @escutaclinica | https://www.facebook.com/escutaclinica | dampsi@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s