TESTE SUA AUTOCONFIANÇA 

Como foram suas reflexões na páscoa? Bom, todos falam sobre renascimento, ressurreição, renovação, cada um dá sua palavra para o significado que enxerga na páscoa, não é verdade? Eu fiquei pensando muito sobre confiança, seja aquela que depositamos nas pessoas, seja a que depositamos em nós mesmos.


E por isso, resolvi trazer este desafio para vocês: renascimento da sua autoconfiança!


Parece piegas, mas não é. O poder da confiança nos faz olhar para o mundo de forma mais objetiva, clara, precisa. Nos alimenta de força e energia para seguir em frente diante dos obstáculos da vida. Amadurece nossas ideias e nos ajuda a colocá-las em prática. São tantos benefícios que nem me atrevo a enumerá-los. 


Proponho um exercício para você refletir o quanto sente-se autoconfiante diante dos desafios da sua vida. Para isso, faça mentalmente ou pegue um papel e enumere de 1 à 10 o seu grau de autoconfiança diante das situações que vou relacionar abaixo. Sendo 1 o menor nível de autoconfiança e 10 equivale ao máximo de segurança em si mesmo. Vamos lá:


  1. Quando você tem uma ideia diferente e encontra um obstáculo mediano.
  2. Quando as pessoas duvidam de você.
  3. Quando você precisa encarar um medo.
  4. Quando te pedem para fazer algo fora da rotina.
  5. Quando pedem sua opinião sobre um assunto que não domina.
  6. Quando mentem pra você.
  7. Quando precisa alcançar uma meta específica. 
  8. Quando você se depara com um problema familiar ou conjugal.
  9. Quando você recebe uma notícia que parece inicialmente ser negativa.
  10. Quando as pessoas criticam você.


Ufa, são muitas reflexões, certo? E observem que a maioria delas envolve como você lida com as pessoas, com o mundo e consigo. Como todos gostamos de ter uma nota, vale a pena você tirar uma média da sua pontuação. Para isso, some todas as respostas e divida por 10 (quantidade de questões). De acordo com a pontuação final*, vale a pena você refletir:


1 à 4: seu nível de autoconfiança está baixo e vale a pena cuidar mais da imagem que tem de si mesmo e também das atitudes que tem para crer que você é capaz.

5 à 7: seu nível de autoconfiança está médio e você precisa perceber a importância que tem no seu mundo.

8 à 10: seu nível de autoconfiança está bom, você enxerga o seu valor para as pessoas e para si mesmo.


*Lembrando que essa é uma autoavaliação parcial proposta por mim e não dá resultados cientificamente comprovados.


Com essa reflexão, quero dizer que ter autoconfiança não é algo muito simples, mas como psicóloga e com tantas pessoas que vejo em meu consultório que chegam desanimadas, cabisbaixas e duvidando de seu potencial, acredite que o poder da confiança em si mesmo é palpável e inacreditavelmente poderoso.


Por isso, permita-se olhar mais para você, para as suas qualidades, para seus benefícios, para seus resultados, para suas oportunidades. Quando acordamos, temos chances novas de fazer diferente, de ser mais do que fomos no dia anterior, e até no minuto anterior. Mude agora, viva o agora. Seja quem você quer ser AGORA. 


E se precisar de ajuda para isso, eu estou aqui! E tenha certeza, quem tem o maior poder de ajudar você, é você mesmo. Seja na mudança de um comportamento, no pedido de ajuda para um profissional, na escuta de si e seus conflitos, na aceitação de como você é e muito mais que apenas você pode se permitir enxergar. 


Feliz Páscoa! Que ela renasça em nós todos os dias a crença de que nascemos para dar certo, crescemos para conseguir e evoluímos para sermos melhores, sempre. 


Vamos agir?


Zora Viana
Psicóloga, Coach e Palestrante
CRP 06/113561
zoraviana@atitudemocional.com | 11 3392 7510 | 11 974430123
Curta: @atitudemocional

2 comentários em “TESTE SUA AUTOCONFIANÇA 

  1. Oi, Zora, que lindo! Adorei 🙂
    adorei – acho que esse negócio de autoconfiança é muito pouco explorado hoje. Todo mundo fala “viva seu sonho”, mas pouca gente tem coragem de admitir que não consegue confiar em si mesmo para tocar este sonho para frente. numa palestra sobre empreendedorismo a que assisti recentemente, o palestrante fez uma abordagem muito bacana a respeito, focando no indivíduo. Daí, me surgiu esse questionário, para testar o grau de autoconfiança que a pessoa carrega. Espero que goste: http://cuorecurioso.com/voce-confia-em-si-mesmo-ou-o-maior-numero-de-interrogacoes/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s