O QUE É NEUROPSICOLOGIA?

Gente de Atitude!

Vocês sabem que eu estou sempre em busca de mais informação e conhecimento para aprimorar os conteúdos que são compartilhados com vocês em todas as mídias e serviços oferecidos pela Atitude Emocional, por isso, convidei uma das minhas amigas da especialização em Neuropsicologia para compartilhar com vocês como essa especialidade faz diferença em nossa vida e dia a dia.

A Julia Kuczynski é psicóloga, CRP 06/102551, especializada em saúde mental e está se especializando em neuropsicologia e vai nos dizer, exatamente, o que significa neuropsicologia:

“Disciplina de interface entre a neurologia e a psicologia, sua história começa desde muito cedo, na época do Antigo Egito (3000 a.C.) quando já haviam registros de lesões cerebrais e comprometimentos cognitivos relacionados a estas, como alteração de linguagem, de fala e de comportamento. Da mesma forma, outros povos especulavam sobre a relação entre mente e cérebro, como Cláudio Galeno, médico que estudou ferimentos de guerra e percebeu a relação entre lesões no crânio e danos de funções cognitivas. No entanto, apenas no século XIX, com os estudos dos localizacionistas Franz Gall e Paul Broca que áreas do cérebro foram associadas a funções mentais específicas. Esta teoria concorria com a do globalismo, que defendia a ideia de que as funções estariam espalhadas pela massa encefálica, sem estar em uma região específica. Atualmente, prevalece a teoria de que cada região trabalha com uma função mental especializada, apesar de não podermos afirmar que há uma delimitação absoluta.
Porém, foi apenas no século XX, que o psicólogo Donald Olding Hebb (1904–1985) atribuiu o termo “Neuropsicologia” ao “campo da ciência que estuda as relações entre as funções psíquicas, comportamentais e o cérebro, visando estabelecer correlações de base funcional e topográfica” (Barbizet e Duizabo, 1985; Mader, 2001; Lezak, 2004).
No Brasil, os primeiros estudos na área foram publicados em 1950, pelo neuropediatra Antonio Frederico Lefèvre, sobre a psicopatologia da afasia (alteração de linguagem) em crianças. Outros autores deram continuidade a seus estudos e chegaram a criar o primeiro serviço de neuropsicologia, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1971. No entanto, foi apenas em 2004 que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconheceu a neuropsicologia como especialidade da psicologia.
A partir destes dados históricos, podemos então dar o próximo passo para pensar: QUAL É O SEU OBJETIVO?
A neuropsicologia trouxe muitos esclarecimentos ao que diz respeito sobre o funcionamento do cérebro, tendo como base indivíduos considerados “normais”. Como diferenciá-los, uma vez que o conceito de normalidade é relativo? Para isso, foram realizados inúmeros estudos e pesquisas com sujeitos de diferentes faixas etárias e escolaridades, com ou sem lesão cerebral, com ou sem síndromes genéticas, para então se criar um modelo comparativo, isto é, o que se espera de um indivíduo com a sua idade e com sua escolaridade, dentro do seu contexto sociocultural. Deste modo, observou-se, por exemplo, que uma criança que não tenha falado até completar um ano de idade está dentro do esperado para seu desenvolvimento neuropsicomotor; o que já não é esperado para uma criança com dois anos. Porém, diversos fatores podem influenciar na aquisição da linguagem e algumas perguntas se fazem necessárias. Esta criança foi devidamente estimulada? Como é sua saúde física? Qual o idioma utilizado pelos pais ou há mais de um idioma usado para conversar com a criança? O mesmo ocorre nas demais etapas de desenvolvimento e é por isso que cada informação é imprescindível ao se traçar o perfil de um sujeito.”

Ela está preparando uma segunda parte para explicar como funciona uma avaliação neuropsicológica. Caso você queira tirar dúvidas e entrar em contato com a Julia, basta escrever para o e-mail dela: jukuczy@hotmail.com

Ah, e se inscreva aqui no site para receber em primeira mão!

Zora Viana
Psicóloga, Coach e Palestrante
CRP 06/113561
zoraviana@atitudemocional.com | 11 3392 7510 | 11 974430123
youtube.com/atitudemocional
No face: http://www.facebook.com/atitudemocional
No insta, snap e periscope: @atitudemocional

2 comentários em “O QUE É NEUROPSICOLOGIA?

    1. Olá Sonia, que bom que gostou! Ficamos muito felizes. Em breve sai o próximo! Fique de olho nas mídias sociais (insta, periscope, snapchat e facebook) que divulgaremos lá. 🙂 Estamos como: atitudemocional.
      Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s