Será que temos medo de dar certo?

Vivemos em tempos em que as pessoas desejam muito ser promovidas, autônomas e até ter o próprio negócio. Aparentemente, todos tem os mesmos sonhos. Na prática, poucos realizam. Toda vez que vejo comportamentos se repetindo, seja em clientes ou em seguidores das mídias sociais, me pergunto: qual a razão disso acontecer?

Quando tento criar minhas fantasias e hipóteses, a mais forte é de que as pessoas têm medo de dar certo. Porque dar certo dá muito trabalho. Veja só os exemplos de pessoas de sucesso profissional… Elas tem pouco tempo para a família, para cuidarem da sua saúde, pra estar entre amigos, férias então? Nós criamos uma imagem social de que, quem tem sucesso, não vive além do trabalho. E, se você quer sucesso na sua carreira, o primeiro passo de inteligência emocional que você precisa dar é desmistificar o que é dar certo pra você.

Temos um péssimo hábito de fazer comparações com os outros, então estamos sempre pensando que o cargo do outro é melhor, os benefícios, os chefes e até mesmo a estrutura de trabalho. Quando na verdade a comparação precisa ser com a gente mesmo. Quer dizer, será que você ja não é uma pessoa que deu certo? Olhe para trás e busque suas realizações passadas, o quanto você já construiu até aqui?

Nos processos de coaching fazemos bastante este exercício para que a pessoa entenda que não é alguém que está começando a engatinhar na vida profissional, nós nos formamos, preparamos, estudamos, praticamos, erramos, acertamos, e a vida é construída com base nisso. Depois de tudo, o desafio é: O QUE É DAR CERTO PRA VOCÊ?

Afinal, crescer não significa ser o melhor de todos, basta querer ser melhor do que você é hoje.

Vamos agir?

Zora Viana
Psicóloga, Coach e Palestrante
CRP 06/113561
zoraviana@atitudemocional.com | 11 3392 7510 | 11 974430123
youtube.com/atitudemocional
http://www.facebook.com/atitudemocional
Instagram, snap e periscope: @atitudemocional

 

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s