Por que você não faz o seu planejamento financeiro? 5 dicas para resolver esse problema!

Para fazer qualquer mudança positiva na sua vida financeira o primeiro passo é controlar suas finanças e fazer uma planilha de orçamento.

É muito comum eu ouvir o quanto as pessoas começam mas que desistem de continuar. Mas, para mudarmos nós mesmos, ou nossas vidas de forma intencional é importante criarmos consciência do que nos impede de avançar e criar estratégias para lidar com os limites que achamos que temos.

Por isso trouxe 5 dicas de #atitudenasfinanças para superar esse problema:

1. Não faço orçamento pois não sei fazer

A educação financeira no Brasil ainda precisa avançar muito, a maioria não aprende a lidar com seu dinheiro na família ou escola. Mas eu acredito que muita coisa na sua vida você não sabia e foi atrás, leu, buscou um profissional, tentou e aprendeu. Você não precisa fazer um super orçamento assim que começa e como já adianto aos meus clientes, nos primeiros, possivelmente irá errar. Mas assim como na sua vida, se permita fazer os ajustes ao longo do tempo. Pense sempre: Que ajuste preciso fazer no meu orçamento para que me leve aos meus objetivos financeiros?
Aproveita para me seguir nas mídias onde sempre compartilho dicas para uma vida financeira mais saudável, no insta e face: atitudenasfinancas, no snapchat e periscope: anacbrodrigues.

2. Eu anoto meu gastos mas não consigo mudar meu comportamento
Acredito que algo esta errado. Pode ser por não anotar todos os gastos, pode ser por não anotar o gasto real e sim o que acredita que vai acontecer, pode ser por que as informações não estão organizadas de forma que te permita analisar ou o que esta faltando é somente a analise. Só anotar não vai mudar seu comportamento, você precisa ver o que esta fazendo de errado e, principalmente, analisar, para que possa achar a resposta para essa pergunta: Que atitude vou me propor para chegar mais perto dos meus objetivos financeiros?

3. Sempre que acontece um imprevisto eu desisto
Imprevistos sempre irão acontecer, é preferível neste momento lidar mais com a realidade do que a fantasia. Se você não encarar o problema de frente irá tomar decisões que podem comprometer todo esforço que já fez. Veja como esse imprevisto impacta no seu orçamento e faça mudanças mais radicais, sempre lembrando que o imprevisto não é para sempre, é uma fase.

4. Não tenho meta
Quando fazemos o orçamento, o foco nas metas te ajuda a se impor limites, conseguir dizer não para você e para o outro e priorizar o que é necessário. No momento do desafio, do desapego, da paciência, da força de vontade, ele vai te dar a energia necessária para agir de forma adequada em relação ao que quer para sua vida. Por isso, qual o seu propósito com dinheiro?

5. Minha família não me ajuda
Os meus atendimentos em Coaching Financeiro acontecem individual e em casal, o que digo aos meus clientes que tem esse problema é que: o controle do orçamento pode ser feito por um dos cônjuges e até por um terceiro, porém a análise e mudanças que serão propostas devem ser discutidas com todos que compõe o orçamento, seja nos ganhos ou gastos. Neste caso, negociar é a palavra chave. Para evitar discussões: atenha-se aos fatos, para media-las sempre  reflitam: esse comportamento nos aproxima ou afasta de nossos objetivos financeiros?

Há outros motivos que podem estar te impedindo de trazer a prosperidade financeira que deseja, para investigar o que te impede, superar as limitações e atingir suas metas agende sua entrevista para participar do Coaching Financeiro.

#vamosagir?

Ana Cláudia Rodrigues
Coach financeira, Economista e Administradora
ana@atitudemocional.com | +55 11 974430123
Atualmente especializando-se em psicodrama. Treinadora comportamental, orientadora vocacional e palestrante.
Diretora de conteúdo das mídias sociais @atitudenasfinancas do Grupo @atitudemocional

 

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s