Estou com câncer, por que comigo?

Quando recebemos o diagnóstico de uma doença como o câncer, nossa primeira reação, inevitavelmente, é perguntar: POR QUE COMIGO?

Lembro-me exatamente do dia que recebi a notícia. Estava na sala de espera da minha dermatologista, com a minha filha de 3 anos, quando meu médico me ligou. Mil coisas passaram pela minha cabeça naquele momento, mas a primeira delas foi: “Por que justo comigo? O que eu fiz para merecer isso? Tenho uma filha pequena, quero vê-la crescer!”

Quando me perguntam qual foi a pior fase do meu tratamento, sempre digo que foi do dia da biópsia até o da notícia. A partir do momento que você começa a digerir e tomar as providências, parece que o fardo fica menos pesado.

Mas, vocês já pararam para pensar que o “POR QUE COMIGO?”

pode não ser a melhor pergunta? Quando você se faz essa pergunta ( em qualquer situação da vida), a tendência, na resposta, é partir para a auto vitimização.

A mentalidade de vítima é um modelo auto-destrutivo que contribui para um estilo de pensamento negativo e que faz com que você pense que não pode e/ou não consegue fazer as mudanças na sua vida que deseja fazer por causa dos outros, por razões que não se podem definir convenientemente, e misteriosamente “colocam-no fora das coisas”.

Obviamente esse não é um modelo de comportamento adotado conscientemente, mas se conseguirmos identificá-lo, podemos partir para a ação e fazer tentativas diárias de mudar o padrão de pensamento.

Se partirmos do pressuposto que devemos aprender e tirar lições de todas as situações da vida, que tal mudar a pergunta para: PARA QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO COMIGO? QUE LIÇÕES PRECISO APRENDER? QUE COMPORTAMENTOS PRECISO MUDAR?

Vamos ?

Déborah Aquino

Positive Coach e Escritora do livro Num Piscar de Olhos

Deborah@blogdadebs.com.br | 11 974430123

youtube.com/atitudemocional

http://www.facebook.com/escoladefelicidadeoficial

Instagram: @debsaquino / @escoladefelicidadeoficial

 

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s