O que é o mindfulness?

Reserve 2 minutos e PARE.

Observe a sua postura.

Tenha consciência da sua respiração.

Tente sentir o seu corpo. 

Sente alguma dor? Ponto de tensão?

Sua mente está calma ou acelerada?

Você está com frio ou calor?

Como você realmente está se sentindo neste momento?

Irritado? Feliz? Triste? Tranquilo? Entediado?

É disso que trata o mindfulness

Mindfulness é estar totalmente NO PRESENTE. É uma questão de perceber, neste segundo, como você se sente, o que pensa, o que deseja, sem críticas ou julgamentos.

É aprender a perceber tudo que passa em sua mente, em seu corpo, no ambiente ao seu redor: os ruídos do seu estômago, o movimento das costas, o ato de piscar, de travar a mandíbula, a chuva na janela, as nuvens no céu, um chocolate derretendo na boca.

O mindfulness diz respeito a perceber tudo em um determinado momento. É uma questão de aprender a concentrar a atenção no presente, neste exato segundo, no agora.

Viver no presente pode parecer simples e óbvio. Mas em tempos onde a internet comanda a nossa vida, esse algo simples, para muitos, é bem complicado de fazer. Portanto, praticar o mindfulness, exige decisão, esforço, disciplina e dedicação.

Um conjunto cada vez maior de evidências, tanto psicológicas, quanto fisiológicas e científicas, nos mostram que a nossa vida caótica, cheia de pressões e estresse 24h por dia, sete dias por semana, está no fazendo um mal imenso.

Muitos de nós sofremos com problemas de saúde física e mental que podem ser significativamente melhorados se reservarmos um tempo pra diminuir o ritmo e simplesmente aprender a respirar.

E o melhor do mindfulness, é que você pode praticar sozinho. E nos próximos posts, vou ensinar a vocês, técnicas para diversas áreas e situações da vida.

 

Déborah Aquino

Positive Coach e Escritora do livro Num Piscar de Olhos

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