Cinco formas de nutrir seu corpo com autocuidado

Na semana passada falamos sobre a  importância de cuidarmos de nós mesmos.

Quando falamos em saúde, precisamos pensar numa pergunta inicial que é a base para você começar a cuidar da sua.

O QUE É SAÚDE PARA VOCÊ?

Pare por um minuto e reflita o que compreende saúde para você. Se você souber responder a essa pergunta, fica muito mais fácil exercer o autocuidado.

FÍSICO

Autocuidado físico significa cuidar de seu corpo interna e externamente. Quando falo em cuidado com o corpo físico, me refiro a pilares como alimentação, sono, exercícios físicos, exames em dia.

Se você está em débito com você mesmo no quesito cuidado física, aqui vão pequenos passos para que você possa fazer uma mudança consciente de comportamento:

  • Comprometer-se a praticar algum tipo de exercício físico todos os dias.
  • Vá dormir 15 minutos antes da sua hora habitual.
  • Prepare e desfrute de pelo menos um jantar por semana com uma pessoa querida.
  • Faça um diário alimentar e avalie se você precisa mudar a sua forma de se alimentar. E entenda, aqui não falo de dieta, mas de alimentar-se da forma mais saudável possível.

EMOCIONAL

Autocuidado emocional é importante para a sua saúde geral. Você pode cuidar do seu bem-estar emocional processando e verbalizando sentimentos com amigos confiáveis, familiares ou com um terapeuta. Você também pode liberar emoções negativas através da arte. Como? Ouvindo música, cantando, desenhando e dançando.

Além disso, tente evitar a convivência ou, se isso não for possível, discussões, com pessoas que te desgastem emocionalmente. Pratique limites e aprenda a estar em contato com seus pensamentos e sentimentos. Liberando suas emoções ao invés de “engarrafá-las”, você pode passar por experiências dolorosas de uma forma bem mais tranquila, do que se aprisionar sentimentos.

MENTAL

Você pode praticar o autocuidado mental tentando novas atividades que te desafiem e estimulem mentalmente. É comum ficarmos presos a armadilhas de estagnação e manter o que é familiar ( a famosa zona de conforto!). Então tentar uma nova atividade ou hobby pode te ajudar a se livrar das teias de aranha mentais. Algumas atitudes que ajudam:

  • Participe de uma conversa significativa com um amigo, escutando-o ativamente e dando opiniões.
  • Monte um quebra-cabeça
  • Leia um livro de um assunto diferente dos que você está acostumado
  • Explore uma filosofia de vida diferente da sua
  • Ouça podcasts inspiradores e estimulantes
  • Baixe em seu celular aplicativos como o Lumosity. São 5 minutos de exercícios mentais diários que põem seu cérebro para trabalhar de forma diferente e em diversas áreas cognitivas.

ESPIRITUALIDADE ( QUE NADA TEM A VER COM RELIGIÃO)

Espiritualidade é um conceito muito pessoal e “intransferível”. Esse aspecto do autocuidado pode auxiliar nos sentimentos de conexão, unicidade e universalidade, ajudando a diminuir sentimentos de isolamento e solidão. O autocuidado espiritual” pode ser alcançado através de ferramentas como:

  • Meditação
  • Yoga
  • Doar seu tempo para uma causa digna
  • Passar tempo na solidão na natureza
  • Ler livros que provoquem o “olhar para dentro”.

SOCIAL

Os relacionamentos são peças importantes na nossa vida e o autocuidado social significa ter tempo para nutrir os relacionamentos que você tem.

Pratique o autocuidado social passando um tempo de qualidade com pessoas que te elevem e te apóiem, como amigos, familiares e amigos.

Se você está tentando escapar de círculos sociais negativos que não suportem o seu bem-estar, autocuidado social pode significar olhar para fora para criar novas e significativas amizades e conexões. Existem algumas maneiras de se fazer isso:

  • Juntar-se a uma “tribo” semelhante à sua (corrida, estudos, etc),
  • Ser voluntário em eventos especiais
  • Inscrever-se para novas atividades.

Praticar o autocuidado em todos os aspectos de sua vida possibilita que você se enxergue como um todo não deixando nenhuma área de vida descoberta.

Quando você se sente como se estivesse sendo cuidado e amado, ainda que seja por você mesmo, você pode dar mais aos outros.

Vamos tentar?

 

Déborah Aquino
Positive Coach e Escritora do livro Num Piscar de Olhos
Deborah@blogdadebs.com.br | 11 974430123
youtube.com/atitudemocional
http://www.facebook.com/escoladefelicidadeoficial
Instagram: @debsaquino / @escoladefelicidadeoficial

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s