Já pensou planejar uma meta financeira e finalmente alcançar

Depois de fazer o levantamento de todos os custos de suas metas, chegou o momento de definir prioridades.

Um dos fatores que nos faz gastar além do que ganhamos é o fato do dinheiro estar disponível e não termos uma noção clara do seu limite. Ele pode até estar comprometido com outros gastos, mas se esta ali, se você sabe que dá para usa-lo, quem ganha a decisão é sua impulsividade, você gasta e depois vê o que faz, comprometendo metas que você diz que gostaria muito de alcançar.

Por isso,  além de fazer um levantamento de custos financeiros é importante refletir: em quanto tempo você quer alcançar sua meta?

Vou usar o exemplo de uma das minhas clientes, ela queria viajar para a Itália e que queria ir em dezembro de 2016, o custo que projetado foi de 7 mil. Hoje, temos mais 10 meses até dezembro. Porém, como é uma viagem, o ideal é já ter resolvido as providências mais importantes com antecedência, então vamos considerar 9 meses. Para conseguir ela precisa poupar mensalmente 777,77 reais.

É possível?

Cabe no orçamento?

Se não for possível, é necessário aumentar a renda disponível para esse objetivo, seja ganhando mais, conseguindo rendas extras ou diminuindo gastos. Neste artigo vou focar nesta ultima opção.

Essa é uma meta que você quer muito alcançar?

Essa pergunta é fundamental para conseguir reduzir gastos. Passando pelas etapas anteriores você consegue enxergar o que precisa poupar mensalmente. Então escolha entre todos os itens onde gasta o seu dinheiro (alimentação, cuidados pessoais, transporte, saúde, educação, lazer, etc), qual você pode cortar, reduzir ou adiar para que essa meta da viagem seja sua prioridade?

Lembre-se que essa prioridade deve ser por 9 meses, não quer dizer que nunca mais poderá ir no salão ou no futebol, mas que por esse período a sua meta será mais importante do que seus gastos, que a satisfação será mais importante do que o prazer imediato e lembrar sempre que for gastar:

Se eu gastar meu dinheiro aqui, de onde estou tirando, do gastos que decidi ou da minha meta?

 

Ana Cláudia Rodrigues
Coach de Finanças, Economista, Administradora e Palestrante.
Especialista em te ajudar a alcançar metas financeiras.
ana@atitudemocional.com | +55 11 974430123
YoutubeFacebookInstagramPeriscope e Linkedin

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s