Como a gratidão contribui para sua vida financeira?

A gratidão nas finanças nos ajuda a dar valor ao que já conquistamos e dar mais foco a prosperidade. Alguns gastos são feitos como forma de compensar algo, pois a compra nos faz sentir bem, valorizados e cuidando da imagem pessoal, olhando assim, comprar até parece algo positivo, e é, quando feito com equilíbrio. Quando você controla seu dinheiro e não ele controla você.

Ser grato por aquilo que temos nos deixa mais felizes e, ao ficarmos mais felizes, os impulsos consumistas perdem força. Quem pratica a gratidão consegue enxergar mais QUEM SÃO ao invés do que olhar sempre para o que querem TER, isso gera um movimento na nossa vida de estarmos mais satisfeitos com a gente mesmo.

E o que estar satisfeito com você mesmo tem relação com finanças? TUDO!

Um estudo da Universidade de Stanford, na década de 70, demonstrou que a capacidade de postergar gratificações está fortemente correlacionada com o sucesso geral do indivíduo na vida. Essa capacidade nos permite poupar mais, gastar apenas o planejado, ter mais disciplina e controle.

Porém, a definição de sucesso muda de pessoa para pessoa, sucesso pode ser considerado elogio, promoção, valorização financeira, status, poder e tantos outros. Por isso é importante olhar para dentro e se valorizar. Quem não consegue valorizar as próprias conquistas acaba não reconhecendo o tanto que já caminhou.

Não é necessário se conformar com o que já conquistou, mas nada é de graça na vida não é? Se você alcançou, alguma atitude você teve e isso precisa ser reconhecido e evidenciado.

Quando não fazemos essa valorização a tendência é olhar sempre para o que falta, e na vida vamos querer sempre mais, por isso o sentimento de insatisfação, decepção, insuficiência, entre outros, serão mais constantes.

Olhar para o que falta é sonhar sem ação, ou seja, uma meta que não será realizada.

E para realizar você pode sonhar, transformar esse sonho em meta, planejar como alcança-lo e agir.

Os apelos do consumo nos afetam justamente em nossos sonhos, dando a sensação de que precisamos comprar mais para suprir o que não temos. Não sou contra o consumo, mas temos que fazer escolhas realmente alinhadas com nossas metas de vida, que de fato nos trarão satisfação.

É o que desejo para vocês, gratidão.

 

Ana Cláudia Rodrigues
Economista, Administradora, Coach financeira, Treinadora comportamental e Palestrante.
ana@atitudemocional.com | +55 11 974430123
youtube.com/atitudemocional
No facebook: https://www.facebook.com/atitudenasfinancas
No instagram: @atitudenasfinancas
Snap Chat e Periscope: @anacbrodrigues

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s