Esta difícil se controlar em não gastar? Saiba o que fazer

Na antiguidade, nossos ancestrais estavam sempre em risco, dos animais, do ambiente, de tribos rivais e até mesmo, dentro de sua própria tribo. Sempre existia uma ameaça externa, por isso, estavam preparados para agir e dessa forma conseguir concentrar sua força e energia, da mente e do corpo, para ficar atento e, quando necessário, fugir.

Mas com a evolução e a tecnologia, os riscos externos diminuíram. E com a complexidade dos relacionamentos modernos e a velocidade que a tecnologia se aprimora, é cada vez mais, necessário que nosso cérebro desenvolva a capacidade de superar ameaças internas, como dúvidas, medos, sentimentos que nos impede de agir de forma adequada com os resultados que queremos alcançar.

Uma das maiores barreiras a ser superada quando queremos economizar não vem de fora e sim de dentro. Uma técnica que desenvolvo com meus clientes do Coaching Financeiro é a Pausa.

Pense naquelas situações que você quer comprar, mas sabe que não deve?

Essa técnica é uma forma de se proteger de você mesmo, pois ela te  ajuda a desenvolver o autocontrole, que é a capacidade de controlar a si mesmo.

Toda vez que pensar em comprar, se permita esperar mais um pouco. Seja um dia, uma semana, um mês, depende da compra.

Se der aquela preguiça de cozinhar e você quiser ir em um restaurante, se permita não ir dessa vez. Se quer viajar, mas se endividará para isso, se permita esperar mais alguns meses. Se você encontrou algo lindo no shopping, deixe para comprar na próxima vez que ir.

Uma cliente que usou essa técnica, teve um resultado surpreendente. Ela viu uma promoção de fraldas na internet que compensava muito se comprasse em grande quantidade. Mas decidiu não comprar naquele momento. Na mesma semana o filho teve consulta na pediatra e adivinhem? A médica pediu para começar o processo de desfralde. Imaginem o dinheiro que ela economizou numa compra que parecia compensar tanto?

Essa técnica parece simples, mas é muito poderosa. Pois quando você espera um pouco mais você se dá a oportunidade de tomar essa decisão de compra de forma mais racional e, possivelmente, em um estado emocional que vai te ajudar a se controlar. Afinal, muito das nossas decisões de compras são emocionais, por isso não entendemos por que fazemos mesmo não podendo. Mudando o seu estado emocional você pode controlar melhor os seus impulsos.

Quando queremos comprar, recebemos um alerta no nosso cérebro, e ele entra em ação. Esperar redireciona a energia da ação para exercer o autocontrole. Ele tem mais tempo para sintonizar corpo com seus objetivos de longo prazo para freiar seus impulsos e você pondera melhor a decisão de compra.

“Adiar o início do processo de decisão por tão pouco quanto 50 a 100 milissegundos capacita o cérebro a concentrar a atenção sobre as informações mais relevantes e bloquear distrações irrelevantes”, Jack Grinband, Ph.D. Neurologista

Vamos agir?

 

Ana Cláudia Rodrigues
Economista, Administradora, Coach financeira, Treinadora comportamental e Palestrante.
ana@atitudemocional.com | +55 11 974430123
youtube.com/atitudemocional
No facebook: https://www.facebook.com/atitudenasfinancas
No instagram: @atitudenasfinancas
Snap Chat e Periscope: @anacbrodrigues

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s