Como economizar com as férias das crianças?

Julho, mês de férias da criançada e também de muita preocupação de pais e mães com o orçamento. As possibilidades são inúmeras, desde viagens à passeios e brincadeiras, mas como esta seu orçamento financeiro para este mês?

Apesar do medo de extrapolar, este é o momento ideal para ensinar conceitos importantes de Educação Financeira, a realidade familiar, o orçamento da casa, as prioridades da família, são alguns dos temas que as crianças podem extrair aprendizados que contribuirão com todas as decisões financeiras que tomarem daqui pra frente.

Essa é uma das propostas do eBook – Meu filho rico, ensinar pais e responsáveis de crianças e adolescentes o caminho seguir para tomarem as melhores decisões com dinheiro e trazer prosperidade para a suas vidas.

Para começar a encarar esse período com mais tranquilidade o primeiro passo é você mudar! O modo como manejamos nossa vida financeira foi, em grande parte, construído a partir do que ouvimos; deixamos de ouvir, do que vimos ou deixamos de ver nossos pais fazerem ou dizerem a respeito do dinheiro, por isso seja o exemplo para promover a relação que deseja que sua família tenha com dinheiro.

Por isso vou dar dicas de como prover Educação Financeira, de acordo com cada fase de desenvolvimento do seu filho e você poderá, pela observação, entender em qual delas a criança se encontra para poder aplicar o que fizer mais sentido naquele momento, afinal, já teve a sensação de conversar com uma criança e ela parecer ser muito mais madura do que a idade aparenta? É importante não colocar rótulos ou generalizar.

Fase 1: Quando criança ainda não temos formada a nossa visão de mundo, fazendo comparação com uma esponja, é como se o cérebro absorvesse cada situação que acontecesse e moldasse nossa personalidade, nossa opinião, nossos gostos, por isso, quando ainda pequenos e imaturos o exemplo é a forma que mais absorvemos a aprendizagem.

Dica 1: Pense nas suas atitudes:

Como esta sua relação com dinheiro?

Que exemplo esta dando e que precisa mudar?

Como vai fazer isso?

Fase 2: Muitas crianças não sabem que para a geladeira gelar, a luz acender, a água sair da torneira ou o brinquedo funcionar, só é possível por um mecanismo de pagar e receber. Os pais resolvem tudo sem compartilhar esse dado, afinal, para a maioria é uma percepção natural, alguns acreditam ainda que é uma obrigação oferecer esse acesso básico, eu concordo, mas quanto dinheiro poderíamos economizar se a criança criar a consciência de não desperdiçar, de comprar com mais qualidade ou economizar?

Dica 2: Demonstre:

Peça ajuda para montar a lista de mercado e mostre quanto ficou a conta depois
Que tal começarem um cofrinho? Definam juntos um objetivo do que vai ser comprado quando estiver cheio
Pesquisem juntos passeios em dias gratuitos ou com um valor menor de entrada, sempre há boas opções ligadas a educação, cultura e esporte.

Fase 3: É nesta fase que a criança consegue perceber a real situação financeira da família. Por isso é importante que nas discussões sobre dinheiro, os filhos saibam quais as despesas mensais que precisam ser pagas, o quanto isso representa de trabalho e como impactam no orçamento da familiar.

Ainda há muitas famílias que não tratam desses assuntos com a criança ou que este é um momento de muita tensão e brigas. Essa experiência acaba criando crenças negativas em relação à dinheiro.

Dica 3: Compartilhe:

Que tal pedir ajuda para escolher o produto mais barato na internet? Que tal todos se proporem a economizar em algo?

Que tal pesquisarem uma viagem em família e cada um se comprometer em ajudar com alguma economia?

Além de ensinar, aproveite também para estar mais perto e passar mais tempo com as crianças, curtir ao máximo a companhia deles é um presentão que você consegue dar aos pequenos nessas férias, valorizar os momentos familiares podem proporcionar momentos que nenhum dinheiro pode pagar.

Aprofunde seu conhecimento sobre Educação Financeira para pais e filhos como eBook Meu filho rico.

 

Ana Cláudia Rodrigues
Coach de Finanças, Economista, Administradora e Palestrante.
Especialista em te ajudar a alcançar metas financeiras.
ana@atitudemocional.com | +55 11 974430123
YoutubeFacebookInstagramPeriscope e Linkedin

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s