VOCÊ SABE O QUE É P S A R?

Imagine que você está passeando com um amigo em um shopping, e de repente você avista um outro colega que não encontra há algum tempo, com uma nova namorada. Este colega não cumprimenta vocês, mesmo quando passa ao seu lado.

Diante dessa situação, você pensa que seu antigo amigo o ignorou e não o cumprimentou porque estava com uma namorada nova, e não queria perder tempo falando com você (PENSAMENTO). Então você sente raiva e fica muito nervoso (SENTIMENTO/EMOÇÃO), o que o leva a xingar a pessoa, e querer ir embora do shopping (COMPORTAMENTO).

Enquanto isso, o amigo (a) que foi com você ao shopping encarou a mesma situação de uma outra forma, pois ele (a) pensou que o antigo colega não cumprimentou vocês simplesmente porque estava distraído e passeando com a nova namorada (PENSAMENTO), e ficou feliz por pensar que o amigo estaria apaixonado e “tomando juízo” na vida (SENTIMENTO/EMOÇÃO). Desta forma, sentiu-se bem e optou por continuar seu passeio tranquilamente pelo shopping (COMPORTAMENTO).

Perceberam a diferença da reação de duas pessoas frente à mesma situação? Enquanto o pensamento de uma acabou por estragar seu passeio, a forma como outra pessoa pensou e encarou a situação não o abalou, e pelo contrário, o fez sentir-se feliz por saber que o amigo estava apaixonado.

Uma terceira pessoa ainda poderia pensar que o amigo não lembrava dele, sentir-se frustrado e chorar. Outra pessoa poderia ainda imaginar que o amigo simplesmente não o viu, e sentir-se ansioso, e ir até o amigo conversar com ele.

Passamos por situações assim todos os dias nas nossas vidas. E perceba que a sua ação em absolutamente todas as ocasiões começa a partir de um pensamento.

“Existe uma forma de controlar os meus pensamentos?”

Não, mas existem formas de você aprender a ampliar as formas de ver uma determinada situação e procurar alternativas e estratégias diferentes para resolver os problemas, buscando obter o maior nível de satisfação e o menor sofrimento possível.

Você sempre pode saber se a vibração que você está emitindo é positiva ou negativa, identificando o sentimento que experimenta naquele exato momento. E você pode reprogramar sua vibração, fazendo-a passar de negativa para positiva, pela simples escolha de palavras e pensamentos diferentes.

Então, ao ter aquele sentimento ruim proveniente de um pensamento, tente olhar a situação com outros olhos. Você só consegue emitir uma vibração por vez para cada situação; portanto quando suas palavras se modificam, consequentemente o pensamento modifica também, gerando uma cadeia que vai resultar em outro padrão de sentimentos e atitudes. A essa cadeia damos o nome de P (pensamento) > S (sentimento) > A (ação) = R (resultado).

A reflexão que fica para você é: com o que você tem alimentado seus pensamentos?

Déborah Aquino
Positive Coach e Escritora do livro Num Piscar de Olhos
Deborah@blogdadebs.com.br | 11 974430123
youtube.com/atitudemocional
http://www.facebook.com/escoladefelicidadeoficial
Instagram: @debsaquino / @escoladefelicidadeoficial

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s