Precisa desapegar de algo do passado?

O apego é uma característica natura lado ser humano, como Bowlby mesmo diz em sua Teoria do Apego, é uma pratica necessária para o desenvolvimento humano. Uma vez que construímos apegos seguros e de qualidade, isso pode nos ajudar e fortalecer nossas relações durante toda a vida.

O maior desafio está quando estabelecemos apego inadequado, excessivo e até sustentamos relações destrutivas e depreciativas devido ao excesso do apego. Normalmente, este comportamento é uma consequência do uso do que chamamos no psicodrama de conserva cultural, como uma série de regras que vamos aprendendo e consolidando ao longo da vida, em determinadas situações começamos a aceitar que essas regras não podem e não devem ser mudadas, mesmo que nos faça mal.

O desafio está no exercício do DESAPEGO. Desapegar é amor a si mesmo, é reconhecer que conseguimos valorizar mais o nosso eu que o outro, ou uma situação e até mesmo um objeto. “(…) Quando arrancamos “verdades”, ”orgulhos”, “domínios”, “defesas”, “idealizações”, perdemos aquilo que ilusoriamente complementava nosso eu. Surge, neste sangue, o adubo para o terreno do perdão. Essa profunda dor do eu se ameniza com o desapego e a confiança.” São palavras de Maria da Penha Nery, psicóloga e psicodramatista, que justificam tão bem a necessidade e o grande desafio que é desapegar-se.

É preciso aprender a confiar em si, confiar na sua capacidade de reconstruir um novo eu à partir do desapego à que você se aprisiona. Para auxiliar nisso, você tem disponível na AtitudeStore – plataforma de cursos online – o Aulão A Prática do Desapego, com discussão, reflexão e técnica para te ensinar a praticar o desapego.

Vamos agir?

Zora Adrianne Viana Sigoli
Psicóloga, Coach e Palestrante
CRP 06/113561
zoraviana@atitudemocional.com | +55 11 974430123
youtube.com/atitudemocional
http://www.facebook.com/atitudemocional
Instagram, snap e periscope: @atitudemocional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s