cartão de crédito

Como usar cartão de crédito à seu favor

Já atendi muitos clientes que queriam começar a fazer compras sem usar o cartão de crédito, por sentirem que essa ferramenta mais atrapalha do que ajuda o controle do dinheiro. Pensando nelas e em tantos seguidores que já me pediram ajuda quanto a esse tema nas minhas mídias, separei algumas dicas para te ajudar a refletir como usar melhor o seu cartão de crédito, e talvez, até mudar sua opinião em mante-lo nas suas finanças:

1 – Quanto você paga para ter um cartão de crédito?

Esse é o valor da anuidade, que pode ser gratuita sem prazo ou apenas no primeiro ano, à vista ou parcelada. O banco não empresta dinheiro pelo cartão de crédito de graça, a não ser que vise outros ganhos, como atrair novos correntistas.

Dependendo do quanto usa o cartão e se paga sua fatura em dia, ainda é possível negociar a anuidade podendo ter isenção ou desconto no pagamento.

Muitos cartões ainda justificam essa cobrança pelos benefícios que oferece, como programa de pontos que você pode trocar por produtos, serviços ou milhas. O melhor cartão não é apenas o sem anuidade, você precisa avaliar o que usa dos benefícios que ele oferece.

2 – Qual o custo x benefício?

Existem pontos que podem ser trocados por milhas e usa-las na compra passagens aéreas (Aqui no Brasil, só viajo assim).

Existem pontos que você troca por produtos disponíveis no site da operadora de cartão: eletrônicos, eletrodomésticos, livros, produtos para casa e dia a dia.

Existem cartões que você tem isenção ou desconto em estabelecimentos como: restaurantes, cinemas, shows, teatro, etc.

Para avaliar se compensa calcule os benefícios que usa, o quanto economiza tendo o cartão de crédito e compare com anuidade. Uma dica extra: comece a poupar essa economia que esta fazendo, é uma forma de economizar sem sentir.

Se você economizar muito mais do que vai pagar de anuidade compensa ter um cartão.

Um ponto importante é verificar como você tem acesso a esses benefícios, as vezes é tão complexo ou o vencimento de uso é tão pequeno, que você não vai conseguir aproveitar.

3 – Qual o limite ideal?

Aquele adequado a sua necessidade!

Se ele é alto demais ou se ele é baixo demais você pode acabar se comprometendo. Sendo alto demais pode não controlar, por não ter disciplina em gastar somente aquilo que você pode, que está dentro do seu orçamento, para você conseguir no mês seguinte pagar 100% da sua fatura. Ou se ele tiver no limite muito baixo você recorrer também além do cartão de crédito a mais modalidades de crédito como cheque especial ou empréstimo e acabar acumulando juros, perdendo o controle do seu dinheiro.

O que é mais adequado para seu perfil!

Se você é uma pessoa indisciplinada, não é interessante ter um limite de cartão de crédito muito além daquilo que você tem capacidade de pagar. Agora se você tem mais controle do seu dinheiro, não importa de quanto seja o limite, você vai usar até onde sua renda permite.

Alguns cartões de crédito permite que você gaste além do seu limite, porém é  cobrado uma taxa separada, então fiquem de olho neste valor e nesta necessidade.

Independente do limite que o cartão tenha, você pode definir o seu próprio limite de gasto nele, faça um planejamento quanto pode gastar no cartão de crédito pra ter capacidade de pagar 100% da fatura.

4 – Saiba quanto custa usar um dinheiro que não é seu

É claro que o ideal é pagar 100% da fatura do cartão, mas se acontecer alguma emergência, se acontecer algum imprevisto e você não tiver uma reserva de emergência, quanto vai pagar de juros?

Escolha o cartão de crédito que tem o menor juros possível, lembre-se que quanto menor a taxa, menor será o valor que você paga de juros caso você atrase o pagamento.

Todos os cartões de créditos têm juros, mas alguns além dos juros tem multa por atraso, então você aumenta mais ainda sua dívida sem necessidade, já que tem outras opções como cortar gastos.

5 – Qual o motivo de ter vários cartões de crédito?

Estratégia de pagamento? Faz muito sentido manter 2 cartões de crédito com vencimentos diferentes, assim, caso veja que os pagamentos para o próximo mês estão mais pesados, pode mudar o cartão que faz compras e adiar ainda mais o pagamento.

Mas se você tem mais de um cartão de crédito e não usa de forma estratégica, fique com apenas um e cancele todos os outros. Ter mais de um cartão pode te atrapalhar no controle, você terá que administrar as anuidades, taxas, juros, vencimentos, valores de compras em cada um, será complexo, dará mais trabalho e você irá procrastinar. Em relação aos benefícios, provavelmente, você não irá conseguir utilizar 100%, porque dividirá os gastos em mais de cartão.

Algumas pessoas tem o cartão de crédito pessoal e o cartão de crédito empresarial, essa é uma excessão, pois são contas que devem ser mantidas separadas.

Então, avalie a sua real necessidade, o custo financeiro, de tempo e de energia para administrar as informações de todos.

6 – Cuidado com os cartões temáticos

Das lojas, de times, de seguradoras, de supermercado, esses cartões temáticos nem sempre compensam, avaliem os critérios que já conversamos aqui.

Se você, por exemplo, você quer ajudar a Mata Atlântica ao invés de fazer um cartão de crédito da Mata Atlântica, faça uma doação. Se quer descontos em uma compra de vestiários grande, faça apenas essa, pague e depois cancele, se vai comprar apenas um produto, é um desconto que vale a pena?

7 – É possível controlar o seu cartão de crédito

As vezes cancelar o cartão não vai ser a solução para seus problemas financeiros, principalmente se já o usa como extensão da sua renda. Por isso controle o seu orçamento, sabendo quais contas essenciais precisa pagar e não estão contempladas no cartão, quais estão contempladas, quanto ainda tem que pagar de parcelamentos e quanto sobra do seu dinheiro para os novos gastos.

Adie compras, parcele, opte por não comprar, sempre respeite o limite da sua renda, usar o cartão sem controle é um hábito que você construiu e que precisa ser desconstruído se você persistir em usar o cartão de crédito à seu favor.

 

Ana Cláudia Rodrigues
Coach de Finanças, Economista, Administradora e Palestrante.
Especialista em te ajudar a alcançar metas financeiras.
[email protected] | +55 11 974430123
YoutubeFacebookInstagramPeriscope e Linkedin

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *