Você confia nas pessoas?

Os relacionamentos são temas bem complexos e que com freqüência temos grandes duvidas. Recebemos muitos clientes com necessidades de desenvolver habilidades de relacionamento, porque, no fundo, eles impactam praticamente todas as áreas da nossa vida.

Você já reparou o quanto você confia nas pessoas? E como as pessoas confiam (ou não) em você?

A confiança se dá através do vínculo que estabelecemos uns com os outros. Vínculo é a nossa capacidade de nos ligar afetivamente com as pessoas, o laço que estabelecemos em qualquer área, seja conjugal, profissional ou social. Nossa primeira formação de vínculo é parental, quer dizer, começa com os nossos pais ou com as pessoas que os substituíram, caso seja o seu caso.

Para analisar a confiança que você deposita nas pessoas atualmente, é preciso resgatar e refletir sobre como você estabeleceu o vínculo de confiança com seus pais, sejam biológicos, adotivos ou as figuras que os representaram. No psicodrama, uma abordagem da psicologia, entendemos que ao longo da vida, vamos elaborando uma lógica afetiva de conduta, isso quer dizer, um padrão de como nos vinculamos com as pessoas. Para ajudar na sua reflexão, defini cinco tipos de lógicas afetivas de conduta para que você se identifique:

1.INSEGURA
Aquele tipo de confiança em que não se acredita que vai dar certo, que algo pode acontecer, que você pode perder a qualquer momento e que, muitas vezes, você não merece aquela relação.

2.MEDROSA
Aquele tipo de confiança em que não se consegue tomar nenhuma decisão, procrastina, tem receio de arriscar e dar errado, arriscar e dar certo, você fica sempre com a sensação de que algo não previsto pode acontecer e acaba não se permitindo confiar nas pessoas.

3.RAIVOSA
Aquele tipo de confiança em que você está irritado com frequencia, acha ruim como as pessoas se comportam, sempre tem um motivo para reclamar ou questionar o comportamento do outro e acaba se tornando agressivo com as pessoas importantes pra você.

4.”TUDO LINDO”
Aquele tipo de confiança em que se acredita que tudo vai dar certo, confia exageradamente nas pessoas e que tudo sairá do jeito mais perfeito que poderia. Vive como se as relações fossem mágica, mesmo que sofra frustrações, acaba agindo inadequadamente.

5.ESPONTÂNEA
Aquele tipo de confiança em que se consegue ser adequado nos comportamentos. Constrói a confiança aos poucos e consegue estabelecer uma construção saudável nos relacionamentos. Está disposto e aberto para o encontro com o outro, se permitindo os benefícios e os desafios da confiança.

Em qual desses tipos de lógica afetiva de conduta você mais se identifica?

Lembre-se que a saúde nos nossos relacionamentos está na permissão e construção que fazemos dos vínculos aos poucos. É possível mudar nosso padrão de lógica, caso ele seja negativo e não te traga felicidade, e isso é desenvolvido em um processo de terapêutico e/ou coaching focado em autoconhecimento e mudanças de comportamento.

Vamos agir?

Zora Adrianne Viana Sigoli
Psicóloga, Coach e Palestrante
CRP 06/113561
zoraviana@atitudemocional.com | +55 11 974430123
youtube.com/atitudemocional
http://www.facebook.com/atitudemocional
Instagram, snap e periscope: @atitudemocional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s