Você é compulsivo por compras?

Quando fazemos uma compra nosso objetivo é satisfazer um desejo, uma necessidade, uma vontade, ou seja, SATISFAZER.

A pessoa que faz compras compulsivas faz de forma aleatória, sem objetivo específico, sem necessidade, não é algo que a pessoa sinta prazer, e quando acontece é momentâneo, e depois vem o sentimento da culpa.

Quando isso é um problema, quando começa a te fazer mal, precisa ser tratado, pois pode, inclusive, te levar à um quadro depressivo.

Um dos motivos que causa é a necessidade de pertencer, isso vem desde os nossos ancestrais.

Há muitos e muitos anos atrás, para sobreviver, tínhamos que pertencer a algum grupo.  Começamos a nos agrupar para garantir a sobreviveria da espécie, afinal, ninguém faz nada sozinho, um caçava, o outro plantava, outro cuidava das crianças…

Esse sentimento começa, principalmente, na adolescência, quando estamos decidindo quem queremos ser, começamos a encarar um grupo que queremos participar como estilo de vida, se quer pertencer, tem que pensar como o grupo, a se vestir da forma que o grupo se veste, comprar as mesmas coisas, ir aos mesmos lugares.

Mas nem sempre esse sentimento vai ser suprido, por mais que você se esforce, pois também depende de outra pessoa. E você continua buscando, buscando e buscando, e de tanto repetir o comportamento, se torna hábito, você não pensa mais sobre ele, você vai lá e faz.

Já ouviu alguém do grupo social ou familiar dizer que é compulsivo por compras?, Ou alguém diagnosticando outra pessoa com essa compulsão? Esta mais no nosso dia a dia do que pensamos, mas lembre-se que isso pode ser diagnosticado por um psicólogo.

É comum um compulsivo por compras começar a gastar o dinheiro que tem, depois o cheque especial para poder comprar mais do que o dinheiro que tem, mesmo pagando juros, depois vem o cartão de crédito, pagando o mínimo para comprar mais, quando o limite desse cartão acaba, você faz um novo que começará a pagar só em 40 dias ou parcela infinitamente, e quando as parcelas começam a pesar, você pega um empréstimo e essa situação te leva ao superendividamento mais rápido do que você imagina.

As vezes a pessoa consumista acaba escondendo o real motivo por trás, principalmente por problemas ou privações que viveu no passado. Isso pode acontecer de forma consciente ou inconsciente. Cada situação que acontece na nossa vida, vamos fazendo um registro mental com um aprendizado daquela situação, e quando o registro é negativo a pessoa começa a compensar esse sentimento comprando. Isso acontece de forma consciente e, na maioria dos casos, inconsciente, você não sabe exatamente o que foi que causou a compulsão, mas o registro do sentimento continua lá. Afinal, dinheiro é emocional.

Essas experiências que registramos do passado são conhecidas como crenças, que são as verdades absolutas que acreditamos e que moldam todas as nossas decisões com dinheiro. Então, para começar a resolver isso reflita:

Você é ou está uma pessoa compulsiva?

Quando você é, busque um processo terapêutico. Esse serviço esta disponível na Atitude Emocional com as psicólogas Zora Viana ou Eliana Almeida.

Quando está, busque um processo de Coaching de Finanças, nele desenvolvemos a sua mente de prosperidade e clareza de objetivos, que refletem nos seus sentimentos atuais e consequentemente nos seus comportamentos. O coaching de Finanças esta disponível na Atitude nas Finanças e é realizado por mim.

O que mais pode te ajudar:

  1. Comece a prestar mais atenção em você,
  2. Não faça tantos parcelamentos e em muitas vezes (se fizer, faça um controle para saber o valor total das parcelas daquele mês),
  3. Pague à vista e com dinheiro,
  4. Leve o dinheiro contado para o que precisa comprar,
  5. Comece a procurar justificativas reais, motivos reais para sua compra,
  6. Não viva só no presente ou no futuro, busque um equilíbrio,
  7. Defina metas a médio prazo e pense nelas todos os dias, comece a pesquisar, a sonhar com essas metas.

Você pode SIM, ter uma relação mais saudável com seu dinheiro!

Aqui no Grupo Atitude Emocional temos o profissional certo para te ajudar, fale conosco.

#partiuprosperar

Ana Cláudia Rodrigues
Coach de Finanças, Economista, Administradora e Palestrante.
Especialista em te ajudar a alcançar metas financeiras.
ana@atitudemocional.com | +55 11 974430123
YoutubeFacebookInstagramPeriscope e Linkedin

Proibida reprodução sem autorização legal do autor.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s