Meditação x tristeza

“Meditar regularmente pode ajudar a reduzir o stress e problemas de saúde e bem-estar associados a ele. De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, oito semanas de práticas regulares de atividades de relaxamento, respiração, atenção e psicologia positiva reduziram em 35,3% os sintomas de stress, 27,84% de tristeza e preocupação e 14% de emoções como medo e irritação.

Estudo

Durante oito semanas, 70 mulheres que ocupam cargos de liderança na Natura participaram de um programa desenvolvido em parceria com a Associação Palas Athena que consistia em encontros presenciais semanais com 1h30 de duração. As participantes também foram orientadas a praticar em casa, pelo menos quatro vezes por semana, durante 15 minutos, , guiando-se por áudios recebidos.

Resultados

Os resultados, gerados a partir de questionários validados na literatura científica, mostraram que o stress, um dos grandes vilões da atualidade e uma das principais queixas das mulheres, foi reduzido em 35,3% em relação ao mês anterior à pesquisa. Também houve melhora nos sintomas psiquiátricos, geralmente associados ao stress. Sensações de tristeza e preocupação, por exemplo, diminuíram em 27,84% dos casos. Também houve 14% de redução em emoções negativas, como medo e irritação.

O desempenho das participantes com maiores níveis de stress no início do estudo também melhorou após a incorporação das práticas de meditação. Exames de ressonância magnética funcional realizados nessas mulheres verificaram uma mudança no padrão de funcionamento do cérebro antes e depois da adoção das práticas.”

A meditação, assim como qualquer outro hábito que decidimos incorporar à nossa vida, requer prática diária, então aqui vão algumas dicas que podem ser incorporadas ao seu dia-a-dia:

* Focar na respiração. A prática diária de exercícios de respiração pode ser uma forte aliada para controlar o estresse, liberar a tensão acumulada e melhorar sua qualidade de vida.Respiração 1-2-3-4: Sente-se confortavelmente, feche os olhos e coloque atenção na sua respiração. Faça uma respiração profunda contando 1, com o pulmão cheio de ar conte 2, faça uma expiração lenta contando 3 e com o pulmão vazio conte 4. Repita esta sequência por 10 vezes e várias vezes ao longo do dia.

* Praticar a bondade ou gentileza amorosa: procurar lembrar de momentos de felicidade

* Estar atento ao que acontece em seu cotidiano e na forma como se relaciona consigo mesmo e com as outras pessoa

* Praticar a autocompaixão: devemos nos tratar tão bem quanto queremos tratar as outras pessoas.

* Manter um diário de gratidão: Toda noite, antes de dormir, pense em tudo de bom que aconteceu neste dia. Selecione as 3 principais e reflita sobre qual foi a sua participação ou como você contribuiu para que ela acontecesse. Sinta e agradeça cada uma delas. Você pode também manter um diário para registrar estes momentos e ser grata por eles.

Namastê!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s